segunda-feira, 30 de maio de 2011

Experiência da APAE de LARA MILENA(tarefa 09)

Minha experiência na APAE

Todas as melhores expectativas de um semestre inteiro seguido de muitas emoções, conquistas, alegrias, dificuldades e responsabilidades, se resumem em uma só data em um só dia, dia este que me proporcionou o conhecer de mim mesma.  Dia 23 de maio de 2011, foi essa a data em que pude perceber o quanto complicamos nossa vida sem termos problema algum, o quanto CHORAMOS por coisas fúteis e o quanto não damos o devido valor a nossa forma de viver, e porque não dizer a nossa formação, a nossa genética.
Emocionei-me, senti medo, me alegrei pude sentir num abraço o calor de alguém que pede pra eu não ter preconceito e nem medo e que disse só com ESSE abraço que NÓS SOMOS IGUAIS!
Minha e experiência NA APAE vai ficar em meu coração como um momento único e inesquecível, momento em que me fez refletir que não existe incapacidade o que existe são pessoas que estão aptas ou não a desenvolver o que a de melhor e de mais bonito em seu interior. A partir desse dia pude dar mais valor as coisa mais simples e ver que pessoas c necessidades especiais podem viver e conviver conosco de forma igual, e estas pessoas podem se desenvolver cada pessoa com um talento diferente.

Pra finalizar estou muito feliz e mais aliviada, pois aprendi a tratar melhor as pessoas com necessidades especiais, perdi o medo e porque não dizer também que eu aprendi a afastar qualquer tipo de preconceito que existia em mim.
Quero agradecer ao professor Francisco por ter proporcionado este momento tão importante para a nossa vida acadêmica, pessoal e até mesmo profissional.

domingo, 29 de maio de 2011

Marca Página ( Tarefa 08)

ARTIGO (TAREFA 04)

Protese Ocular: Resumo Genetica

Natalia Vieira Alves

Prótese na sua acepção etimológica, é todo meio de substituir a perda de substância quer congênita, quer adquirida. A prótese ocular visa reparação aloplástica das perdas ou deformidades do bulbo ocular, tendo por objetivos recuperar a estética facial, prevenir o colapso e a deformidade palpebral, proteger a sensível cavidade anoftálmica contra agressões por poeira, fumaça, poluentes, etc, restaurar a direção da secreção lacrimal e prevenir o acúmulo deste fluído na cavidade evitando as alterações assimétricas que progressivamente se instalam.   A visão é um dos órgãos do sentido que também atua nesse equilíbrio sendo responsável, em parte, por vários aspectos importantes para a sobrevivência do homem e de sua espécie. Defesa, segurança, alimentação, entre outros, são fatores ligados ao desenvolvimento do indivíduo. Assim, a perda da visão provoca marcantes alterações, deixando o homem mais exposto ao perigo, diminuindo sua capacidade de adaptação. Há perdas, que por suas características, têm a tendência de provocar grandes alterações nas vidas das pessoas. A perda de um olho é uma amputação, ocasionando um luto como a morte. Além do problema óbvio da cosmética final, existe uma consideração na qual, para algumas pessoas, é intolerável - a imagem corporal defeituosa sendo uma deformidade facial considerada muito maior que qualquer outra.
A etiologia que leva a perda do globo ocular pode se por diversos fatores como se vê a seguir.
CONGÊNITA : A criptofalmia e microftalmia são fatores congênitos nos quais o bulbo está escondido da visão ou atrofiado. Esta condição, na qual o bulbo ocular não tem de ser removido, apresenta-se ideal para receber uma prótese ocular. As crianças portadoras destas formações podem receber próteses já aos 3 meses de idade.
ADQUIRIDA :   pode ser patológica , onde os maiores responsáveis são os tumores retinoblastoma e melanoma, doenças corneanas como o Glaucoma. Acidental como em lesões civis que  ocorrem em  indústrias , acidentes de tráfego , e também em lesões de guerra.
GOIATO, M.C et al (2004)  realizaram um estudo com o objetivo de classificar as maiores causas de perdas oculares na clínica de Prótese Bucomaxilofacial do Centro de oncologia bucal  da UNESP em Araçatuba no período de 2001 a 2003. A amostra consistiu de 53 prontuários de pacientes que procuraram o Centro de oncologia bucal para confeccionar sua prótese ocular. O resultado apontou o Glaucoma como uma das maiores causas das perdas oculares, seguido pela perda de acidentes, alterações congênitas, e outra doenças.


            A prótese ocular é um instrumento de reabilitação de quatro aspectos distintos: anatômico, estético, pessoal e interpessoal. Segundo os aspectos anatômico e estético, a PO restabelece o conforto estético proporcionando re-inserção sócio-cultural, uma vez que a lesão está localizada na face sendo supervalorizada por todas as culturas e grupos sociais. Quanto ao aspecto pessoal, a PO pode recuperar todo sentimento, sensações, idéias, imagens e valores que o indivíduo possui. A pessoa que perde um órgão sofre modificações bruscas em sua vida, afetando diretamente seu comportamento e a maneira de agir. A PO faz com que as pessoas não vejam o portador de lesão ocular como tal e, portanto, não demonstrem sentimentos de compaixão ou repulsa, já que reagem e interagem naturalmente com esses indivíduos, não comprometendo seus relacionamentos interpessoais. Isso independe da faixa etária e a proporção quanto ao sexo é de 2 mulheres para 1 homem. O que mais preocupa os pacientes é a perda do globo ocular, quando a mutilação se estabelece.
           
            Em suma quando o evento desencadeador ocorre em crianças (zero a 11 anos) a tendência à aceitação e elaboração da perda é maior do que em adolescentes e adultos devido ao convívio precoce com suas limitações. A adaptação da prótese ocular e a conseqüente recuperação da estética contribuem para os aspectos pessoal e interpessoal não sofrerem modificações naturais de seu desenvolvimento. Na fase adulta o evento desencadeador provoca uma ruptura súbita na rotina de atividades e hábitos do indivíduo. A modificação estética instalada leva a uma distorção da auto-imagem e rebaixamento da auto-estima que pode estimular fantasias de exclusão social, aniquilamento perante o mercado de trabalho, impossibilidade de estabelecer vínculos afetivo-emocionais, contribuindo para que essas pessoas adotem uma atitude fatalista diante da situação, inviabilizando a reintegração social e dificultando o processo de elaboração da perda. A família contribui de modo positivo ou negativo na maneira de enfrentamento que o paciente adotará diante da perda. Atitude exagerada de superproteção ao indivíduo pode levá-lo a desencadear um sentimento de inferioridade, prejudicando a recuperação de sua auto-estima, o que dificulta sua reintegração. Conclui-se também que, muitas vezes, a atitude de proteção excessiva que a família deposita em seu familiar é um reflexo do sentimento de culpa que a mesma expressa pela perda que acometeu o paciente. A grande maioria dos pacientes acredita ter o comportamento alterado a partir do evento desncadeador devido ao amadurecimento pessoal, introjeção de novos valores morais e posicionamento mais ativo diante da vida, suscitados a partir da experiência que proporcionou um aprendizado positivo e adaptativo frente à nova realidade.


REFERÊNCIAS

·         CARDOSO, M. S. O. et al. Implicações Psicossociais em pacientes com perda do globo ocular. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe, v.7, n.1, p.79-84, jan./mar. 2007.
·         CARDOSO, M. S. O. et al. Importância da Reabilitação Protética Nasal: Relato de Caso.Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe, v.6, n.1, p.43-46, jan./mar. 2006.
·         BOTELHO, N. L.P. Aspectos psicológicos em usuários de prótese ocular. Arquivo Bras. Oftamologia. 66:637-46. 2003.
·         PERRONI, A.; BERCINI, F.; AZAMBUJA, T. W. F. Prótese ocular: revisão da literatura e apresentação de caso clínico.Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=150&idesp=2&ler=s. Acesso em: 25 de março de 2007.
·         ARAÚJO FILHO, R. C. A. et al. Fatores etiológicos das mutilações buco-maxio-faciais em pacientes atendidos no serviço de prótese buco da FOP/UPE. Odontoloia clínico científico, Recife, 5(3):203-206, jul./set.,2006.
·         GERALDINI, C.A.C.; COTO, N.P; DIAS, R.B. Confecção de prótese ocular OCA: nova proposta.Odontologia Clinico Científico, Recife, 9(1)45-48, jan./mar., 2010.
·         GOIATO, M.C. Estudo sobre as causas mais frequentes de perdas oculares. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.3, p.207-286, jul./set. 2004.
·         GOIATO, M.C. et al. Avaliação da alteração dimensional e porosidade em próteses oculares polimerizadas por energia de microondas.Ciência Odontologia, 7(3):22-9, jul./set. 2004.
·         COSTA, S. J. M.; FABER, P. A. Prótese Ocular-técnica de moldagem da cavidade orbitária. Disponível em:http://www.odontologia.com.br/artigos.aso?id=441&idesp=2&ler=s. Acesso em: 26 de março de 2007.
·         OLIVEIRA, S. H. G.; RODE, R.; RODE, S.M. Prótese Ocular Individualizada em Resina Acrílica Utilizando Esfera Oca.Revista Odontologia, São Paulo, 26(2): 425-432, 19977.
·         THOMAS, Keith – Prosthetics Rehabilitation – Quintessence Books London Imp. Alemania Quintessence Publishing Co. Ltd. 1994- Cap.8 - P.69, Cap.14 – P.115 -Cap. 21 P. 169.
·         MC KINSTRY, Roberte – Fundamentals of Facial Prosthetics ABI PROFESSIONAL PUBLICATIONS–U.S.A. 1995 Caps. 8 y 9/99 a 136.
·         DE REZENDE, José – Fundamentos da Prótese Buco-Maxilo-Facial 1ª Ed Sarvier, - S.Paulo –Brasil - 1997 -P.114 a 118.
·         DE REZENDE, Jose – PIRAS DE OLIVEIRA – BRITO e DIAS – Prótese Facial – Prótese Buco-Maxilo-Facial conceitos básicos e prácticas de laboratorio 1st Ed., Servier, – Sao Pablo – Brasil 1986 – 51 – 69 P.
·         BEUMER, S. ROUMANASE, NISHMURA R – Facial Defects : Alterations at surgery to enhance the prosthetic prognosis. – First International Congress on Maxillo Facial Prosthetics, April 1994 – Designed by H. Plus Inc., New York – 104 – 107 P.




A Linhagem Genética Adâmica e a Glândula Pineal ... MUITO INTERESSANTE

 


Estou convencido de que a comunicação entre o homem e Deus esta ligada diretamente as questões biológicas de cada individuo, sendo assim defendo que essa comunicação não é restrita a poucos privilegiados como imaginamos há séculos, toda pessoa, sem distinção de credo ou raça, traz em seu sistema biológico um “elemento” que liga seu corpo físico a uma rede de sinais aonde mensagens podem ser trocadas entre as partes. O grau ou nível para que possa acontecer essa comunicação esta ligada a genética comportamental, ou seja, o nível menor ou maior de comunicação depende da variação de componentes biológicos e ambientais de cada pessoa,é importante registrar que esse dois componentes quando sincronizados em um individuo acaba por gerar essa conexão entre o plano físico e Deus. Sincronizando esses componentes em todo o planeta poderemos sim estabelecer essa comunicação de forma ampla e irrestrita para todos os homens. Quero colocar que faço uso do termo “trocar mensagens” por acreditar que essa é a melhor maneira de explicar a comunicação direta utilizada por profetas no passado( lembremos da comunicação entre Deus e Abraão,Moisés,Isaias, Elias e tantos outros) .
Não desmerecerei uma importante etapa da história da humanidade, mas acredito que a comunicação entre encarnados e desencarnados, trazida ao homem moderno pelas mãos de Kardec, foi apenas um primeiro passo que nos levará de volta a essa comunicação direta com Deus,comunicação essa já feita por muitos profetas, entre eles Jesus de Nazaré.
A palestra intitula “ A Linhagem Genética Adâmica e a Glândula Pineal” apresenta os supostos caminhos percorridos pelos genes de Adão, apresentando assim surpreendentes fatos que foram narrados através da história sobre sua descendência, como a de seu filho Seth,seu neto Enos,o primeiro a comunica-se com Deus depois de Adão,Noé,Abraão,Moisés e tantos outros de sua parentela, que traziam em suas genéticas fatores que fizeram com que suas glândulas pineais se desenvolvessem cada vez mais proporcionando essa comunicação.
Defendo a tese de que os genes depositados em Adão são os responsáveis até hoje por gerar elementos no corpo capazes de proporcionar a todos os homens, uma sincronia perfeita com um plano espiritual elevado. Se pudermos ensinar isso aos homens faremos com que eles entendam que ao sincronizar sua genética a um ambiente favorável, será possível estabelecer essa ligação direta com o plano espiritual, a morada do Deus único.
Ao compreender isso, não precisaremos mais acreditar na imagem que nos vem sendo passada de um Deus de trocas,um Deus que cura a ferida do dente e da à prosperidade a todo aquele que o busca,saberemos que por seu infinito amor, Deus depositou em nós como indicado pelo Cristo Jesus, toda condição genético-espiritual para realizarmos esses e outros tantos “milagres”. Como disse Jesus, poderemos realizar feitos maiores do que os Dele.Ao aprendermos a usar a glândula pineal, alcançaremos a elevação de nossos espíritos a um plano superior.
Para mim não existe outra explicação senão a de que Adão veio trazer Deus ao homo sapiens. È o espírito testificando a ciência e a ciência testificando o espírito. Aqui esta as duas testemunhas do apocalipse, a ciência e a História.

A BIOQUÍMICA DOS TEMPERAMENTOS (PERSONALIDADES)

A BIOQUÍMICA DOS TEMPERAMENTOS (PERSONALIDADES)

 

Desde o biótipo (magro, gordo, alto e baixo) até os aspectos os tipos psíquicos (temperamento e personalidade) são em muito determinados pela nossa carga genética herdada. Mas apesar das rígidas leis de nossos genes, podemos exercer um controle sobre a fisiologia, psicologia, e até através de dietas alterarmos o nosso biótipo, ou através de um auto-controle ou psicoterapia, controlarmos nosso temperamento e moldarmos nossa personalidade.

Mas apesar de nascemos como essa projeção genética, muitos permanecem alheios aos recursos que possuímos para moldar essas tendências, e seguem com um patrimônio genético inoportuno e por vezes auto-destrutivo. Alguns podem ter herdado características que os mantenham ligados aos fatores do estresse, e precisam de forma consciente, se desligar de hábitos, costumes e mecanismos que destroem sua saúde e beleza física.

Os aspectos psíquicos são as formas herdadas ou adquiridas nas diferentes fases da vida, que precisamos administrar sabiamente a fim de evitarmos que elas nos prejudiquem. O temperamento é uma forma herdada que recebemos de nossos pais ou parentes próximos. Ele é formatado em nosso cérebro, e se manifestam por reações bioquímicas, e que determina nosso humor, disposição, otimismo ou pessimismo etc.
Nosso temperamento é uma das colunas que sustentam nossa psiquê, e determina como encaramos a vida; é ele que em sua programação genética irá determinar as reações químicas que ocorrem no cérebro oferecendo substancias que determinarão os sentimentos.

O otimismo é um sentimento que é provocado em nossas conexões neurais e por substancias variadas; assim como o pessimismo é formulado por outras substancias, e que determinarão um procedimento, pensamentos e atitudes em nosso viver diário.

Todos nós temos um tipo de temperamento, que de forma geral são classificados como: extrovertidos e introvertidos. Apesar da classificação de temperamentos em quatro divisões ser antiga, utilizaremos essas normatizações por suas definições serem sumárias (Colérico, Sanguineo, Fleumático e Melancólicos).

O temperamento Colérico e Sanguíneo são extrovertidos, mas possuem uma tendência ao estresse; os Fleumáticos e Melancólicos tem uma tendência a depressão. Todas as pessoas se estressam ou ficam depressivas, independentes do seu temperamento, mas os coléricos possuem uma fisiologia que os conduz ao estresse, e os melancólicos a depressão; sanguíneos e fleumáticos estão em uma zona intermediária, mas ainda são propensos ao estresse e depressão, respectivamente.

Temperamentos extremos, envelhecem mais cedo
O estresse e a depressão são fatores que aceleram o envelhecimento, destroem a beleza física e destroem relacionamentos. São intermediados na bioquímica cerebral pela adrenalina e a ausência de substâncias como endorfinas. Uma consciência desses fatos podem nos ajudar a mudar nossa postura de como encaramos a vida, que tipo de pensamentos e sentimentos produzimos, e gerar mais otimismo e menos estresse ou menos pessimismo e depressão.

O estresse é uma síndrome que manifesta um conjunto de sintomas, todos eles de origem em sentimentos como a raiva, ira, agressividade, preocupação, medo, pânico etc. As pessoas podem se estressar por uma carga horária de trabalho, ou por seu temperamento explosivo que encara todas as situações da vida de uma forma agressiva, dominadora e impulsiva. O estresse bioquímico ocorre pelo estímulo recebido das diferentes situações que nos envolvemos, e que produzirão substâncias adrenérgicas a partir das situações no dia a dia.

Essas substâncias como a adrenalina, nor-adrenalina, e até hormônios como a testosterona, que favorecem a agressividade masculina, irão determinar os muitos comportamentos característicos do estresse.

A depressão, tendenciosa nos melancólicos e fleumáticos, é causada pela ausência ou baixa concentração de substâncias como as endorfinas. Qualquer pessoa pode apresentar depressão independente de seu temperamento, mas as pessoas com temperamentos introvertidos, possuem uma forte tendência, principalmente melancólicos.

Esse distúrbio é gerado pela postura como a pessoa encara os fatos da vida, mas a determinante da bioquímica do cérebro é o norteador dos sentimentos. No entanto a pessoa pode estimular pensamentos e atitudes que possam superar essa tendência normal. Aqueles que não se disciplinam e acabam por entregar-se a sua natural tendência, geram doenças depressivas (distimia, distúrbio bipolar e a depressão maior).

Um temperamento depressivo gera sentimentos, pensamentos e atitudes que desencadearão reações bioquímicas que podem interromper a produção de endorfinas e serotonina.

Disciplina mental
Essas duas condições (estresse e depressão) todos nós enfrentamos em qualquer período da vida, e alguns não conseguem sair mais dela. Esses fatores exercem grande ação em nosso organismo, alterando a fisiologia, a saúde, qualidade de vida e a beleza física.

A nossa natural tendência ao estresse ou depressão precisa ser constantemente vigiada, e direcionada para não nos tornarmos pessoas crônicas nessas condições. Aqueles que se entregarem aos sentimentos do desânimo ou da raiva terão isso expresso em seu rosto. Porém permitir-se um sorriso, rir de seus próprios erros, ser otimista e acreditar que as coisas podem melhorar, se alegrar com os planos para um futuro melhor – tudo isto promove a saúde.

Esses sentimentos são formulados por substâncias calmantes e que dilatam os vasos sanguíneos, distendem os músculos, abaixam a pressão arterial, desaceleram o coração e oxigenam o cérebro.

Aqueles que já se deixaram levar pelo mecanismo do seu temperamento, e são tendenciosos ao estresse e a depressão precisam entender que a disciplina mental pode corrigir tudo isto. A disciplina é pouco exercitada em nossos dias; somos ensinados que o curso natural de nossos sentimentos devem ser deixados a se manifestar. Mas se aprendermos a gerenciar esses sentimentos, teremos novas drogas circulando em nosso cérebro, que serão substâncias calmantes; e que determinarão uma disposição geral em nosso corpo.

Temperamentos extrovertidos
Os coléricos e sanguíneos são propensos ao estresse devido ao mecanismo bioquímico que em seu cérebro foi geneticamente formatado a possuir nas suas conexões neurais, no hipotálamo, que é a região do cérebro que gerencia os comportamentos motivados; esta seção do cérebro não é uma estrutura unitária e sim constituída por vários núcleos, tendo cada um deles uma função. O hipotálamo junto com outra estrutura cerebral, a hipófise, apresenta um controle de nosso organismo e do comportamento humano.

È aqui que ocorre a definição de como as pessoas reagem, se comportam e interagem com os estímulos vindo do exterior pelas vias dos sentidos. As conexões neurais do hipotálamo, em suas diferentes áreas, determinarão a liberação dos hormônios e neuro-hormônios da adeno-hipófise e neuro-hipófise. Esses pré-hormônios, hormônios e neuro-transmissores é que determinarão emoções, comportamentos e reações.

O sanguíneo terá suas emoções intermediadas principalmente por neuro-transmissores adrenérgicos o que sempre lhes confere uma tendência às reações de confronto e comportamentos extrovertidos. As drogas adrenérgicas como dopamina, nor-adrenalina e o produto final adrenalina, se misturam em sua composição ao oferecer ao cérebro diferentes concentrações, até com outras drogas, gerando as emoções e sentimentos característicos deste temperamento.

As variantes de comportamentos em pessoas que são coléricas e sanguíneas, mas que apresentam-se calmas, controladas e que sabem administrar suas emoções, vem de fatores como a educação, cultura e formação social que adquiriram e foram elementos que disciplinaram estas emoções ou o temperamento, constituindo uma personalidade diferente.

Temperamentos introvertidos
Os fleumáticos e melancólicos são propensos à depressão com mais facilidade que os outros temperamentos; isto porque a forma como seu cérebro foi estruturado, e suas reações bioquímicas ocorrem ali, são propensas a baixos níveis de serotonina e endorfinas. Essas duas drogas fazem parte do sistema de recompensa dopaminérgico, conferindo as pessoas um bom humor, satisfação e atitudes otimistas.

Pessoas introvertidas tem essa propensão natural de encarar a vida de forma pessimista, e muitas não gerenciam suas emoções a ponto de leva-las a depressão. Outras recebem um bom suporte psicológico no lar, com amigos e na sociedade que freqüentam, e conseguem superar essa formatação do cérebro.

A depressão pode ser doentia ou sutil de acordo com os mecanismos que o cérebro e as relações que a pessoa se impõem; mas a pessoa pode administra-las de forma a escolher situações que vão estimular as endorfinas e serotonina que se encontram em baixa concentração no sangue.

Da mesma forma que um colérico pode escolher se aborrecer e se envolver em uma discussão banal no trânsito, o melancólico pode escolher não se aborrecer e ficar desanimado com a crítica que recebeu por um projeto que realizou no trabalho.
Nossas propensões são inalteráveis e se conduzirão de forma inexorável; mas elas são flexíveis o bastante para gerenciarmos as situações e não nos expormos a extremos.

Um melancólico que recebeu um severa crítica no trabalho pode evitar as emoções negativas, indo para um lugar aprazível depois do expediente, em meio a natureza, com ar puro e tomar os últimos raios de sol do dia. Uma caminhada, ar puro, luz solar, a paisagem e a descontração do ambiente vão oferecer estímulo ao cérebro para a produção de endorfinas e serotonina, que são produzidas em situações agradáveis como esta. Ali ele poderá gerenciar melhor seus pensamentos e evitar que fique o restante da semana em depressão e tristeza.

sábado, 28 de maio de 2011

Experiência da APAE de Jeane Matos(tarefa 09)

Minha expectativa era grande, eu ainda não conhecia o universo da diversidade. Eu observava os sentimentos que a minha mãe nutria por essas pessoas, mas ainda não havia mergulhado nesse mundo onde o coração palpita, acelera, em poder fazer parte da vida de alguém tão diferente. Uma verdadeira simbiose acontecia comigo!         
    
O medo, a ansiedade, um sentimento novo naqueles estantes brotavam em mim, algo latente uma explosão de emoções, o desejo de contribuir e de participar da vida de um se tão especial. Esse momento serviu de auto-analise para que eu pudesse descobrir e entender, o que se passava em mim. A nossa vocação, ela começa como uma criança no ventre da mãe, a cada dia, a cada minuto, a cada instante, aflora, desabrocha, revela-se e encanta.

Porém, todos ali estavam envolvidos havia muito a fazer, mais eu estava emocionada, extasiada que nem fotos do ambiente e das artes deles eu conseguir tirar em meio a tanta agitação enquanto mais eu olhava mais me apaixonava.

E para finalizar eu constatei que aquele momento foi como a mais bela vitrine da alma.

                                Jeanne Matos

Meu Vídeo (Tarefa 06)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Simplesmente Inesquecível a visita a APAE...(tarefa 2)

A visita a APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, foi uma experiência que me chamou atenção pela forma que crianças, adolescentes e até mesmo adultos com deficiência, são assistidas por uma equipe multiprofissional, que se reservam incansavelmente para dá conta da demanda que chega em busca de atendimento educacional e psicossocial, e que lá são assistidas e acompanhadas com o objetivo de superação, reabilitação e inserção social.
 
LOGO BRINQUEDOTECA


Algumas fotos do site da APAE






Visita a APAE de Lívia Karynne (tarefa 09)

Todo mundo vislumbrando com espaço! essa de rabo de cavalo sou eu!!

Oiii...
Ainda bem que chegou a sexta! semana super pesada, inscrições para fórum, CA pela manhã, aulas a tarde, auto escola a noite, dormir estudar... aíiiiii... gincana de genética... tô cansando mais ainda só de lembrar.. mas quarta feira dessa semana, recebemos um presente do prof. Francisco, Visita a APAE!! 




O espaço e as pessoas que ali trabalham e estudam me contagiaram, era tanta energia boa, que cheguei a me esquecer de todas as atribulações da semana, só queria saber do universo APAE, fiz tantas perguntas a prof e coordenadora Vanda que acho que ela se assustou! srsrsrs antes, eu tinha até um certo receio, medo de fazer alguma coisa errada lá, constranger, ferir algum aluno, mas quando cheguei lá o meu medo se desfez e simplesmente eu me entreguei  a eles, conversei, interagir, brinquei, e presenciei uma promessa, meu colega Ywaelson ficou devendo um jaleco !! rsrsr temos que pagar viu Ywaelson?!

Também, amei conhecer o prof. Rodrigo Rocha, professor de trabalho manuais com argila, sua paciência, seu talento são invejáveis... nos convidou até para metermos a mão na massa, mas infelizmente estavamos com jaleco branco, sabe como é branco não combina com barro!! srsrsrsrs


Olha que lindo!!

Prof.  Rodrigo Rocha e aluno (imagem do site da APAE)



E quem não lembra do Deusimar?! aluno da APAE à15 anos, um super artista plático! e fotógrafo, cineasta!!! um artista completo! e ainda trabalhava como guardinha em uma fábrica, saí da APAE super fã do Deusimar! Pense em uma pessoa sorridente, encantadora e contagiante!! Super de bem com a vida!!!

Olha aí ele explicando o quadro dele, tão fofo!!
Minha turma, e rodeando o quadro do Deusimar! e a foto foi
tirada por ele!!

aíi que tarde gostotosa!! quando lembro da gostinho de quero mais!! quero ir lá de novo!! quero embarcar nesse mundo novamente, e ser feliz assim como eles são, nem que seja por minutos...Foram tantos personagens conhecidos, tantas histórias compartilhadas e posso dizer a vc's uma coisa saí de lá mais feliz , mais humana, mais VIVA! 

Bejitos, sintam se convidados, também a visitar a APAE  de sua cidade! 

aí estão algumas OBRAS dos alunos da  apae!! =)


Olha que lindoo! (imagem colhida no site APAE)

(imagem colhida no site APAE)

(imagem colhida no site APAE)

(imagem colhida no site APAE)

(imagem colhida no site APAE)

TEATRO!! TEM COMO NÃO SE APAIXONAR?! (imagem colhida no site APAE)


Vídeo legendado por Valdemir Silva (tarefa 09)

http://www.youtube.com/watch?v=IFEqWNpWh5o&feature=player_embedded

Vídeo postado por Iasodara Fernandes (tarefa 09)

http://www.youtube.com/watch?v=vvaFCiWYEuk&feature=player_embedded

Visita a APAE de Michel Laurindo (tarefa 09)

VISITA A APAE-JN - TAREFA 02 -GINCANA DE GENÉTICA





Na tarde dessa quarta-feira, 18 de maio de 2011, fomos levados a uma aula um pouco diferente,porém muito proveitosa com o professor Francisco Santos que levou a turma da odonto 201.1 a APAE-JN.
É notável saber que existem pessoas e instituições com  tanta  responsabilidade social, tão raro nos dias de hoje, e de tão grande importância em nossa sociedade como o encontrado na APAE-JN.
A associação de pais e amigos dos excepcionais de juazeiro do norte(APAE-JN) é uma associação sem fins lucrativos e de cunho beneficente que ajuda pessoas com deficiência intelectual em todo o país. Foi fundada em 1971 por pais de crianças especiais que buscavam melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.(fonte:APAE-JN)


As atividades da APAE-JN beneficiam principalmente os especiais e suas famílias de baixa renda e conta com o apoio dos governos municipais,estadual, federal e de empresas privadas além de doações diversas.
A entidade apresenta um leque de atividades relacionadas ao desenvolvimento motor e sensorial dos especiais e conta ainda com uma equipe de profissionais de diversas áreas da saúde e da educação empenhados no bem-estar físico,mental e social dos alunos atendidos.(fonte:APAE-JN)
A importância desse tipo de iniciativa absorve de nós estudantes de odontologia,uma das técnicas mais importantes de um profissional de saúde,qual seja, a técnica de humanizar e  torna-se humano, tão importante quanto as demais técnicas que deverão ser absorvidas no decorrer do curso.
Em nossa visita a  APAE-JN pudemos observar algo que transcende nossa humilde forma de ver o mundo e de se fazer educar,isso porque, longe dos laboratórios modernos, das bibliografias atualizadas e de computadores sofisticados encontra-se um objeto de estudo ímpar que é o sentimento pela vida "in natura" encontrado em cada sorriso daqueles artistas da vida.
Na APAE-JN não fomos apresentados a nenhuma nova técnica de microbiologia ou coisa parecida, porém saímos de lá bem mais cultos uma vez que tivemos uma bela aula de solidariedade e de respeito ao próximo que extrapola as vistas de nosso conhecimento científico.
O fato de não ter levado uma câmera para tirar algumas fotos do ambiente  não me privaram de gravar imagens belíssimas em  minha memória que jamais esquecerei e que poderei, assim como estou fazendo aqui, descrever para todos aqueles que lá ainda não estiveram.  

´vídeo legendado por mim

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Video legendado por Vivian Macedo (tarefa 09)

http://www.youtube.com/watch?v=3QlZvu1hD3o&feature=player_embedded

Meus Fichamentos (Tarefa 03)










Vídeo postado por Loren Krsna (tarefa 09)

Filhotes de Fauchard

Vídeo postado por Ìcaro (tarefa 09)

http://www.youtube.com/watch?v=lhU5rXO_pMw&feature=player_embedded

Vídeo postado por João Ricardo (tarefa 09)

http://www.youtube.com/watch?v=TeeAgkIQ1O4&feature=player_embedded#at=35

Vídeo postado por Eduardo Sérgio (tarefa 09)

http://www.youtube.com/watch?v=v-02ILGIRc4&feature=player_embedded

Vídeo postado por Ismael Luna (tarefa 09)

http://www.youtube.com/watch?v=iyj9xckk1lg&feature=player_embedded#at=214

Vídeo postado por Thaís Tavares (tarefa 09)

http://taisinhacabral.blogspot.com/2011/05/video-da-gincana-genetica.html

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meu painel...(tarefa 05)

Voçê Sabia?

Os registros históricos demonstram que com o domínio do fogo e o fato do homem passar a cozinhar os alimentos, associado ao ingresso da dieta à base de amido, começaram as agressões aos dentes e suas conseqüências.
Por muitos séculos o oficio de tratar os dentes era praticado pe los barbeiros e curiosos, foi no século XVIII, devido aos trabalhos do francês PIERRE FAUCHARD que fundou-se a Odontologia moderna.
Foi em 25 de outubro de 1884, um decreto imperial criava as primeiras Faculdades de Odontologia no Brasil.
O ensino superior de Odontologia no Brasil é muito semelhante a escola Americana, ou seja, o profissional é preparado em média por 4 a 5 anos com estudos específicos na área de Odontologia, associados a conhecimentos médicos gerais